Quem são os trabalhadores da Cultura na Europa?
Em milhares de pessoas, em 2020
A maioria dos trabalhadores do sector da cultura na Europa são homens entre os 40 e os 49 anos com o ensino superior. Apesar de a diferença não ser tão grande como em outros sectores da sociedade, também no sector cultural existem mais homens do que mulheres. Em termos etários, a grande fatia dos trabalhadores da cultura está entre os 30 e os 49 anos.
Por nível de ensino
Participação em actividades culturais
Nos últimos 12 meses
Tipo de actividades
Nem o cinema, nem as visitas a instituições culturais, nem a presença em espectáculos ao vivo. Nenhum sector conseguiu chegar aos 50% (metade) dos inquiridos, quanto à frequência de pelo menos um destes três tipos de actividade nos últimos 12 meses. Na diferença entre países, são os países nórdicos que mais frequentam actividades culturais: Finlândia, Dinamarca, Suécia, Noruega e a Islândia. A estes, no topo da lista, junta-se ainda a Alemanha e a Suíça. Os dados ajudam a perceber que o consumo de cultura é estrutural – para o bem e para o mal. Questionados pelo motivo de não irem ao cinema, a concertos ou a museus, a maioria dos inquiridos europeus justificou com a falta de interesse.
Por países
Em % (2019)
≥23,9 a 46,9
≥46,9 a 56,9
≥56,9 a 68,1
≥68,1 a 73,4
≥73,4 a 83,7
≥83,7 a 90
Sem dados
Porque é que não participou em actividades culturais?
Nos últimos 12 meses
Principais motivos
Gastos em cultura
A França é, de longe, o Estado-membro que mais dinheiro destina à cultura: em 2019, o Governo presidido por Emmanuel Macron desembolsou quase 17 mil milhões de euros para investir no sector. A Alemanha surge em segundo lugar (13.870 milhões de euros), sendo que o fosso que a separa do terceiro e quarto postos é abismal: britânicos e espanhóis não investiram mais do que seis mil milhões de euros na cultura em 2019. Portugal surge na segunda metade da tabela (553 milhões de euros) e a última posição é ocupada pelo Chipre (53 milhões de euros).
Despesa média de consumo das famílias privadas em bens e serviços culturais
Em 2015, em Paridade do Poder de Compra (PPS, do inglês Purchasing Power Standard) é a escala utilizada pelo Eurostat para calcular o poder de compra em países com taxas de câmbio diferentes, que inclui a harmonização de diferenças de preços entre países
≥11.422 a 15.021
≥15.021 a 19.615
≥19.615 a 25.539
≥25.539 a 29.957
≥29.957 a 33.616
≥33.616 a 49.838
Sem dados
Gastos dos governos em cultura
Em milhões de euros, em 2019
Gasto dos governos em cultura por actividade
Em milhões de euros, em 2019