Numa remota aldeia chilena, a Internet chegou graças aos satélites de Elon Musk
À aldeia piscatória de Sotomo, no sul do Chile, só os barcos chegam, mas é um dos lugares escolhidos pela SpaceX, de Elon Musk, para receber Internet gratuita durante um ano. Para Diego, de sete anos, a Internet é um sonho.
Após meia hora de viagem a pé e de barco por um estuário escarpado na vegetação até chegar à escola, num lugar remoto do sul do Chile, Diego Guerrero pode finalmente aceder à Internet. A escola fica na aldeia de Sotomo, habitada apenas por 20 famílias, cerca de mil quilómetros a sul da capital Santiago, na região de Los Lagos. Com uma série de brilhantes casas de madeira e estanho, Sotomo destaca-se contra uma fila de afloramentos rochosos que se debruçam sobre o Pacífico. Nesta aldeia só é possível entrar de barco.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.