O significado da corrida ao ensino superior
Quando as novas gerações e as suas famílias apostam na qualificação como caminho para uma vida melhor, não são apenas elas que ganham: é todo o país
A primeira das duas semanas do concurso nacional de acesso ao ensino superior prova de novo que a conquista de uma licenciatura ou de um mestrado integrado é uma prioridade para uma grande parte dos jovens portugueses. Se os próximos dias confirmarem a elevada inscrição de alunos nas universidades e politécnicos, é muito provável que a procura de uma vaga no ensino superior repita os excelentes resultados de 2020. Quando as novas gerações e as suas famílias apostam na qualificação como caminho para uma vida melhor, não são apenas elas que ganham: é todo o país. Apesar de todos os problemas estruturais na economia ou na administração pública, Portugal é hoje um país melhor muito à custa da qualificação da sua população.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.