Sporting com a pole position na grelha de favoritos de Conceição

Treinador do FC Porto venceu sempre folgadamente os jogos de abertura do campeonato no Dragão

Foto
Sérgio Conceição diz que FC Porto está preparado para o arranque da temporada LUSA/HOMEM DE GOUVEIA

Desde que chegou ao banco do FC Porto, Sérgio Conceição só por uma vez não venceu o jogo de abertura do campeonato. Foi na única partida disputada fora do Dragão, na temporada 2019-20, quando perdeu com o Gil Vicente (2-1). Nas restantes, o treinador alcançou sempre resultados folgados e é com esta expectativa que vai receber este domingo (18h, SPTV1) a Belenenses SAD no arranque da edição 2021-22. Ainda que o objectivo seja o mesmo de sempre, o título, o técnico coloca o favoritismo do lado do campeão Sporting.

“Vejo quatro candidatos: o FC Porto, Sporting, Benfica e Sporting de Braga. Da mesma forma, vejo que a equipa do Sporting é a favorita”, analisou Sérgio Conceição este sábado, na antecipação da estreia dos nortenhos na Liga.

Jogar em casa na partida de abertura, que marcará o regresso do público às bancadas do Dragão, será um factor extra de motivação, até pelos resultados que alcançou nos últimos anos na condição de anfitrião. Na época em que se estreou como técnico dos “dragões”, em 2017-18, goleou o Estoril, por 4-0, batendo por 5-0 o Desportivo de Chaves no ano seguinte. O confronto teoricamente mais complicado ocorreu na temporada passada, quando bateu o Sp. Braga, por 3-1.

Frente à Belenenses SAD, os portistas têm sido implacáveis nas últimas três partidas em casa para o campeonato. Na época passada, impuseram uma goleada por 4-0; outra por 5-0, em 2019-20, e um 3-0, em 2018-19. Ou seja, apontaram 12 golos e não sofreram nenhum. Um registo que Sérgio Conceição gostaria de manter este domingo, apesar de alertar para as qualidades do adversário lisboeta.

“A equipa do Belenenses é bem organizada em termos defensivos, fez no ano passado um bom campeonato [10.º classificada] e pelos jogos que realizou esta época contra equipas até teoricamente mais fortes teve sempre bom comportamento a nível defensivo”, sublinhou, garantindo que os seus jogadores estão preparados para este confronto.

Com o mercado de transferências aberto até ao final de Agosto, o que poderá implicar ainda ajustes no plantel, Sérgio Conceição admite que o FC Porto estará “mais vendedor do que comprador”, mas relembrou os benefícios da manutenção do núcleo duro de jogadores da época passada para o sucesso da equipa.

“Quero manter os jogadores que eu acho que são imprescindíveis na equipa, que são os que fazem parte da base do ano passado, mas não podemos virar a cara a quem bater a cláusula e levar esses jogadores”, admitiu.

Já a Belenenses SAD, quer alcançar no Dragão um bom resultado que ajude a apagar a derrota com o Mafra (1-0) que afastou a equipa da Taça da Liga, no encontro de estreia da época. Mas o treinador Petit, admite que não será fácil.

“Esperamos um adversário a entrar forte e a querer resolver logo nos primeiros minutos. Temos de entrar concentrados e saber esperar o momento para poder contra-atacar e retirar posse ao FC Porto.”

Sugerir correcção
Ler 2 comentários