Transporte ferroviário
Em 2019
Em tempos, a ferrovia parecia ultrapassada. Agora, é tida como um dos caminhos para assegurar a sustentabilidade dos transportes. A aposta no transporte ferroviário volta a marcar a agenda política, mas a situação é bastante díspar entre os países europeus. Polónia e França, por exemplo, estão no topo da aposta neste tipo de transporte: seja na extensão das linhas, seja na quantidade de locomotivas. Nesses dois patamares, Portugal está na parte inferior da tabela.
Extensão das linhas
Em km
Locomotivas ou outros veículos
Total em 2019
Passageiros transportados
≥549 a 7246
≥7246 a 20.328
≥20.328 a 80.402
≥80.402 a 187.550
≥187.550 a 635.168
≥635.168 a 2.938.023
Sem dados
Empresas ferroviárias
Total em 2019
Transporte rodoviário
Em 2019
No transporte rodoviário, Portugal está mais bem classificado a nível europeu, comparativamente à ferrovia — o que poderá não ser propriamente uma vantagem, quando se fala numa necessidade de alterar os modos de transporte. Portugal é o terceiro país europeu com o maior número de auto-estradas ou estradas internacionais (em quilómetros). No nosso país existem 530 automóveis por cada mil habitantes, numa lista liderada pelo Liechtenstein, que regista 781 automóveis por mil habitantes.
Autoestradas ou estradas internacionais
Em km
Automóveis de passageiros
Por 1000 habitantes
Tráfego de automóveis
Carros eléctricos...
Registados na União Europeia a 27 (mais a Islândia, a Noruega e o Reino Unido)
Emissões de dióxido de carbono na UE
Em percentagem
Transporte marítimo
Em 2019
Apesar da dimensão atlântica, Portugal não se consegue afirmar no transporte marítimo, seja de mercadorias, seja de passageiros. O principal porto de mercadorias da Europa continua a ser o de Roterdão, nos Países Baixos, mas é a Itália o país que mais passageiros recebe por via marítima.
Mercadorias operadas nos portos
Peso bruto
Principais portos da Europa
Peso bruto das mercadorias operadas
Passageiros embarcados e desembarcados
Em todos os portos
Transporte aéreo
Os dois aeroportos europeus que mais passageiros recebem estão na Alemanha: Frankfurt e Munique. A estes, juntase o de Berlim, o quinto aeroporto mais movimentado a nível europeu, fazendo da Alemanha a grande porta de entrada e saída da Europa por via aérea. O transporte aéreo foi um dos mais afectados pela crise da covid-19, e, apesar de alguns sinais de retoma, os números continuam longe dos tempos pré-pandémicos.
Aeroportos europeus
Em 2018
Aeroportos com mais voos comerciais
Em 2021
Quantidade de voos
Em 2021