Fundo de recuperação chega “finalmente” ao terreno até ao fim do mês
Ministros das Finanças dos 27 deram luz verde aos Planos de Recuperação e Resiliência de 12 países, entre os quais Portugal. João Leão espera uma primeira transferência de dois mil milhões de euros antes do final de Julho.
Passou exactamente um ano desde que os 27 Estados-membros da União Europeia concordaram com a constituição de um fundo de recuperação de 750 mil milhões de euros para responder ao impacto económico e social da pandemia, até à aprovação definitiva dos primeiros programas nacionais de investimentos e reformas que vão ser financiados, pela primeira vez na história, por uma emissão de dívida comum europeia. “Finalmente”, congratularam-se vários responsáveis europeus, esta terça-feira, depois de os ministros das Finanças da UE terem confirmado a adopção das decisões de execução dos planos nacionais de Recuperação e Resiliência de doze países, entre os quais Portugal.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.