Ben O’Connor vence, Pogacar segue de amarelo

Tadej Pogacar terminou etapa em sexto lugar, mas continua líder na classificação geral.

Foto
Ben O"Connor está em segundo lugar da classificação geral Reuters/BENOIT TESSIER

O ciclista australiano Ben O'Connor (Ag2r-Citröen) venceu este domingo a nona etapa da Volta a França, no alto de Tignes, mas o esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) segue para o primeiro dia de descanso da prova na liderança da classificação.

O'Connor impôs-se na primeira chegada em alto da 108.ª edição do Tour, no final de 144,9 quilómetros desde Cluses, com o tempo de 4h26m43s, relegando para os lugares de honra os seus companheiros de fuga italianos Mattia Cattaneo (Deceuninck-Quick Step), segundo, a 05m07s, e Sonny Colbrelli (Bahrain Victorious), terceiro, a 05m34s.

Com esta vitória, a primeira na prova, Ben O'Connor subiu ao segundo lugar da classificação geral, com mais 2m01s que Pogacar, com o colombiano Rigoberto Uran em terceiro, com mais 5m18s.

Tadej Pogacar, que voltou a ganhar tempo a todos os seus adversários, manteve a liderança da classificação geral, enquanto o vencedor da etapa subiu à segunda posição, a 2m01s da amarela, e o colombiano Rigoberto Urán (EF Education-Nippo) à terceira, a 5m18s.

O ciclista esloveno, que conquistou a camisola amarela no sábado, esteve no controlo o dia todo e respondeu a um ataque tardio do equatoriano Richard Carapaz, o seu principal rival na classificação geral, na subida final para o resort alpino de Tignes (21 km 5,6%) para continuar no topo do ranking.

Esta segunda-feira, o pelotão cumpre o primeiro dia de descanso da 108.ª edição da Volta a França, regressando à estrada na terça-feira, para a ligação de 190,7 quilómetros entre Albertville e Valence.