Nininho Vaz Maia, as Raízes da tradição cigana cantadas em português

Tem um canal no YouTube com mais de 39 milhões de visualizações e esta sexta-feira lança finalmente o seu álbum de estreia: Raízes, onde Nininho Vaz Maia mistura pop, flamenco e tradição cigana.

Foto
Nininho Vaz Maia DR

O seu nome é Avelino, tal como o do seu pai. Mas desde cedo que lhe chamam Nininho, uma das várias alcunhas que teve – e a que ficou como nome artístico. E é assim que o conhecem, não só na família, mas também entre os seus muitos seguidores. Um vídeo amador, colocado há uns anos no Youtube, despertou curiosidade e foi aos poucos gerando uma legião de fãs. “Cigano da parte do pai e não cigano da parte da mãe”, como ele próprio se designou numa entrevista ao PÚBLICO em 2016, Nininho foi crescendo na música ao longo dos últimos anos e lança agora o seu álbum de estreia, a que chamou Raízes e onde mistura pop, flamenco e tradição cigana.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.