Governo
A TAP em dez gráficos
Depois de quatro anos a crescer, ligados à privatização e acima do previsto no plano estratégico, a TAP, como outras companhias aéreas, esteve na primeira linha das empresas atingidas pela pandemia de covid-19. Com a procura por parte dos passageiros em forte queda, a empresa e o Governo entregaram um plano de reestruturação em Bruxelas que passa por um forte corte de custos, com destaque para a saída de trabalhadores, seja por rescisões por mútuo acordo ou despedimentos, reduzindo também a sua frota. A partir daqui a TAP será uma empresa diferente.
N.º de aviões*
Frota operacional
*Inclui aviões Portugália/TAP Express; **Plano inicial previa 88 aeronaves em 2019; ***Final de Setembro. Plano de reestruturação prevê 88 aeronaves em 2021
N.º de destinos
Diferenças entre previsões e realidade
Resultados líquidos. Em milhões de euros
*Primeiros nove meses
Valores das obrigações no mercado secundário
Obrigações 2019/2023
Como estava o capital da TAP
Como ficou após reforço do Estado*
*Posição ficará próxima dos 100% se houver conversão de parte ou do total dos 1200 milhões emprestados à empresa este ano; **Trabalhadores/pequenos investidores
O que é o grupo TAP
Em 31 de Dezembro de 2019, o Grupo TAP tinha a seguinte estrutura