As notícias falsas já fazem parte do quotidiano da Internet?
Segundo os dados de um inquérito realizado em 2018 aos cidadãos da União Europeia, mais de 60% dos inquiridos revelaram contactar regularmente com notícias falsas na internet (seja diariamente ou uma vez por semana). Em 2018, já se passavam dois anos desde a eleição de Donald Trump e da votação do "Brexit", tidos como os dois momentos mais simbólicos da época da pós-verdade. Mas as estimativas são de que nos últimos quatro anos o número de fake news no espaço mediático tenha aumentado.
Com que frequência encontras fake news ?
A desinformação é uma ameaça à democracia?
Europa e a desinformação
É capaz de distinguir notícias ou informações que distorcem a realidade?
Pessoas que dizem sim
<60%
70-80%
≥60-70%
>80%
Média UE: 71%
As pessoas ainda confiam nos meios de comunicação social tradicionais?
Pessoas que dizem sim
<40%
40-50%
50-60%
60-70%
70-80%
80-90%
Média UE: 63%
As informações falsas são um problema para o país?
Pessoas que dizem sim
70-75%
75-80%
80-85%
85-90%
90-95%
Média UE: 86%
As informações falsas são um problema para a democracia em geral?
Pessoas que dizem sim
70-75%
75-80%
80-85%
85-90%
Média UE: 83%
A Internet é um lugar seguro?
Percentagem de pessoas que relataram problemas de segurança no uso da sua Internet privada na União Europeia em 2019
Segundo dados de 2019, um em cada três cidadãos da União Europeia, com idades entre os 16 e os 74 anos, revelou ter tido problemas com a segurança da sua Internet privada.
As taxas mais elevadas foram registadas em países como a Dinamarca (50%), a França (46%) e a Suécia (45%).
O que está a União Europeia a fazer para regular a Internet?
Lei dos Serviços Digitais (Digital Service Act) e a Lei dos Mercados Digitais (Digital Market Act) , apresentadas pela Comissão Europeia em Dezembro de 2020. Estão em discussão no Parlamento Europeu:
Cooperar com autoridades nacionais
Serem alvo de auditorias externas
Partilhar dados com os investigadores e as autoridades
Terem serviço de reclamações para os utilizadores
Proibição de aliciarem os utilizadores a optar por um produto do mesmo grupo da empresa