Chuva, granizo e trovoadas marcam o fim-de-semana

Treze distritos do continente vão estar a partir das 12h00 desta sexta-feira sob aviso amarelo.

Foto
Paulo Pimenta

Treze distritos do continente vão estar a partir das 12h00 desta sexta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros, que poderão ser fortes, de granizo e acompanhados de trovoada, segundo o IPMA.

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Santarém e Lisboa vão estar sob aviso amarelo entre as 12h00 as 18h00 de sexta-feira.

O aviso amarelo é emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) sempre que existe risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para esta sexta-feira no continente céu muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, que poderão ser por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada. A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado do quadrante oeste, soprando por vezes forte no litoral oeste durante a tarde, e nas terras altas da região Sul, com uma pequena descida da temperatura, em especial da mínima.

Para sábado estão previstos aguaceiros, em especial nas regiões Norte e Centro, com probabilidade baixa de ocorrência de trovoada e há uma nova pequena descida de temperatura nas regiões Norte e Centro.

No dia seguinte, o quadro é semelhante, com céu geralmente muito nublado e períodos de chuva, especialmente no Minho e Douro litoral, estendendo-se gradualmente às restantes regiões, sendo fraca e pouco frequente no Baixo Alentejo e Algarve.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 9 graus Celsius (na Guarda) e os 16 (em Faro e Aveiro) e as máximas entre os 15 (na Guarda) e os 24 (em Santarém), nesta sexta-feira, continuando a descer ao longo do fim-de-semana. Para domingo, a máxima prevista não ultrapassa os 23 graus (em Faro e Santarém) e os termómetros podem baixar aos 8 graus na Guarda.