Pedro Castillo declara-se vencedor das presidenciais no Peru
Candidato de esquerda promete respeitar a Constituição e pede aos seus apoiantes para não responderem às “provocações”, uma referência às acusações de fraude eleitoral por parte da adversária, Keiko Fujimori.
Pedro Castillo declarou-se como vencedor da segunda volta das eleições presidenciais peruanas. O candidato do Peru Libre garantiu na terça-feira à noite que, segundo um “relatório” apresentado por dirigentes do seu partido, a “contagem oficial” dos votos permite concluir que prevaleceu sobre a candidata da Fuerza Popular, Keiko Fujimori, numa eleição bastante renhida entre os dois candidatos.
Num discurso em Lima perante os seus apoiantes, Castillo solicitou às autoridades eleitorais que não “manchem” a vontade do povo peruano e pediu aos seus seguidores para “não caírem na provocação”, uma referência às alegações de fraude eleitoral por parte da sua adversária. O candidato de esquerda garantiu que o seu Governo irá “respeitar a democracia e a Constituição vigente” e promover a “estabilidade económica e financeira”.
“A nossa vitória será recebida com algumas ameaças, como a subida do dólar, que vai valorizar mais alguns pontos amanhã, o custo do pão, do frango, da cesta básica. É mentira, o que acontece é que há uma incerteza em que o povo já não acredita, e é por isso que devo dizer que acabo de ter conversas com o empresariado nacional, que prometeu o seu apoio ao povo peruano”, afirmou.
Castillo agradeceu também aos “vigilantes da vontade popular”, reiterando assim um pedido feito na segunda-feira após as acusações de Fujimori da existência de fraudes nas mesas de voto.
“Venho aqui não só para expressar a minha gratidão, mas também o meu apreço pelos homens e mulheres deste país que se levantaram aqui e no estrangeiro, aos irmãos que estão fora do país que se mobilizaram pela democracia”, acrescentou, citado pelo pelo jornal peruano El Comercio.
O candidato do Peru Libre expressou ainda, “em nome do povo peruano”, o seu agradecimento “às personalidades de diversos países” que expressaram as saudações ao povo peruano e a si pessoalmente. “Agradeço desde já o reconhecimento da nossa vitória por parte de algumas embaixadas e governos da América Latina e de outros países que estão a enviar as suas saudações ao povo peruano”, disse Castillo.
De acordo com os resultados oficiais, Castillo liderava a votação com 50,2%, enquanto Fujimori somava 49,7%, numa altura em que estavam apurados 99,795% dos votos. Os últimos votos a serem contabilizados vieram dos eleitores peruanos residentes no estrangeiro, onde Keiko Fujimori se impôs a Pedro Castillo por larga margem, como era esperado. Com 89% dos votos de fora do país processados, a candidata da Fuerza Popular tinha 66,24%, enquanto o candidato do Peru Libre somava a 33,75%.
Actualizado às 18h32 com os últimos resultados contabilizados.