Dias cruciais para salvar o Verão
Para entrarmos em Julho com optimismo, é preciso ter a consciência de que há um problema e agir em conformidade. Se o aumento do número de contágios não for travado, a campanha do Verão poderá ficar irremediavelmente comprometida.
Há duas batalhas importantes em curso no país e a sorte de uma depende do desfecho da outra. Vai ser preciso alterar o rumo da evolução da pandemia para se ganhar a campanha do Verão, que é essencial para as expectativas de recuperação económica de 2021. E para a primeira batalha ser enfrentada há que reconhecer uma evidência: mesmo que estejamos longe de uma situação alarmante, o facto de o aumento do número de casos estar em contraciclo com uma boa parte dos países europeus coloca o país num rumo insustentável para conseguir cativar o turismo nos meses cruciais da procura. Se as autoridades não forem capazes de mobilizar os comportamentos responsáveis dos cidadãos, se não acelerarem a testagem em massa, se continuarmos a acreditar que o sucesso da vacinação basta para abraçar um futuro risonho, tudo será mais difícil.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.