APRENDER COM O PÚBLICO
Três sugestões de atividades para comemorar o direito de ser feliz e de contribuir para que nenhuma criança seja esquecida
Três sugestões de atividades para assinalar o Dia Mundial da Criança com o PÚBLICO na Escola
Oficialmente, o dia é assinalado pela Organização das Nações Unidas (ONU) a 20 de novembro, data em que no ano de 1959 foram aprovados pela Assembleia-Geral da ONU os Direitos da Criança. Na mesma data, mas no ano de 1989, foi adotada pela Assembleia-Geral da ONU a Convenção dos Direitos da Criança, que Portugal ratificou em 21 de setembro de 1990. Em Portugal, o Dia da Criança é festejado no dia 1 de junho.*
Destinatários: Alunos do 1.º ciclo (3.º e 4.º anos) e dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico
Disciplina: Cidadania e Desenvolvimento, Português, História, Estudo do Meio
Pré-requisitos: Conhecimento da Declaração dos Direitos da Criança
Material: Galeria de imagens do PÚBLICO; computador para pesquisa online
Duração da proposta de atividades: Deixamos ao critério do professor a gestão do tempo, de acordo com os recursos de que dispõe e as caraterísticas da sua turma
Objetivos:
- Desenvolver a capacidade de debater ideias, de defender pontos de vista e de argumentar
- Debater com os colegas assuntos da atualidade e expressar a sua opinião sobre os mesmos
- Tomar consciência do papel dos media na informação sobre o mundo atual
Preparação
Independentemente da atividade escolhida, sugere-se que a aula comece com um diálogo que possibilite que o aluno aprenda e celebre os seus direitos enquanto reflete e discute com os colegas sobre as seguintes questões: Qual o significado e a importância do Dia da Criança (breve contextualização histórica abordando os principais marcos da conquista dos Direitos da Criança); Que Direitos e para que crianças?; Direitos (normas que reconhecem e protegem a dignidade da criança), necessidades (aquilo que é absolutamente necessário para que todas as crianças tenham uma vida feliz, segura e saudável) e desejos (as coisas que gostaria de ter, mas que não são necessárias para uma vida plena); As desigualdades no respeito pelos Direitos da Criança: das mais próximas às mais distantes; Qual o papel e responsabilidade dos media na promoção do respeito pelos Direitos da Criança.
Atividades:
Sugestão 1
Notícias, entrevistas, reportagens, textos de opinião. São vários os conteúdos que os alunos podem encontrar nos media sobre assuntos relacionados com crianças e jovens.
Em pequeno grupo, organizar o dossier digital Os Direitos das Crianças nos media:
- Pesquisar na lupa do PÚBLICO online conteúdos que se relacionem com crianças e jovens;
- Selecionar para o dossier o(s) conteúdo(s) mais interessante(s) para cada Direito da Criança referindo a respetiva fonte e os autores;
- Publicar o dossier no jornal da escola, no site ou nas redes sociais da Escola.
Sugestão 2
Frequentemente os media denunciam nomes de marcas que recorrem a mão de obra infantil de países pobres para a produção de bens a preços mais baixos, aumentando os seus lucros.
Em grande grupo, escrever uma carta aberta às marcas que recorrem a trabalho infantil apresentando os Direitos da Criança que não estão a respeitar e argumentando a favor do fim dessa prática.
Sugestão 3
Selecionámos 28 fotografias publicadas no PÚBLICO que podem acrescentar significado aos Direitos das Crianças e à forma como são, ou não, respeitados.
Em pequeno grupo, legendar as fotografias da galeria de imagens (a sequência de fotografias que abre estas sugestões de atividades):
- Observar cada imagem com muita atenção (identificar autor e data);
- Selecionar o Direito da Criança que considera melhor servir como legenda.
- Comparar o trabalho final com o dos outros grupos.
Nota: O jornal PÚBLICO não é escrito segundo o acordo ortográfico de 1990.