APRENDER COM O PÚBLICO

Três sugestões de atividades para comemorar o direito de ser feliz e de contribuir para que nenhuma criança seja esquecida

Três sugestões de atividades para assinalar o Dia Mundial da Criança com o PÚBLICO na Escola

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Ricardo Lopes
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LUSA/ARSHAD ARBAB
,Educação
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Rui Gaudencio
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EVR ENRIC VIVES-RUBIO
,Campo de refugiados
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Reuters/ELIAS MARCOU
,Wichí
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Reuters/UESLEI MARCELINO
Fome
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Stringer .
,Conflito Tigray
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Paulo Pimenta
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Paulo Pimenta
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Paulo Pimenta
Bicicleta de montanha
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Paulo Pimenta
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Nuno Ferreira Santos
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Daniel Rocha
,Ad26.COV2.S
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Reuters/SHAWN ROCCO/DUKE HEALTH
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Nuno Ferreira Santos
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Reuters/Amit Dave
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Nuno Ferreira Santos
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Nuno Ferreira Santos
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Reuters/SOE ZEYA TUN
,Batalha de Baghuz Fawqani
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Reuters/RODI SAID
Vertebrado
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Rui Gaudencio
,Khan Yunis
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LUSA/MOHAMMED SABER
,Palestinos
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Reuters/SUHAIB SALEM
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Paulo Pimenta
Chamado de guerra armamento moderno
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Corinne Dufka
Greta Thunberg
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LUSA/JUSTIN LANE
,Planeta Tangerina
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Nelson Garrido
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Oficialmente, o dia é assinalado pela Organização das Nações Unidas (ONU) a 20 de novembro, data em que no ano de 1959 foram aprovados pela Assembleia-Geral da ONU os Direitos da Criança. Na mesma data, mas no ano de 1989, foi adotada pela Assembleia-Geral da ONU a Convenção dos Direitos da Criança, que Portugal ratificou em 21 de setembro de 1990. Em Portugal, o Dia da Criança é festejado no dia 1 de junho.*

Destinatários: Alunos do 1.º ciclo (3.º e 4.º anos) e dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico

Disciplina: Cidadania e Desenvolvimento, Português, História, Estudo do Meio

Pré-requisitos: Conhecimento da Declaração dos Direitos da Criança

Material: Galeria de imagens do PÚBLICO; computador para pesquisa online

Duração da proposta de atividades: Deixamos ao critério do professor a gestão do tempo, de acordo com os recursos de que dispõe e as caraterísticas da sua turma

Objetivos:

  • Desenvolver a capacidade de debater ideias, de defender pontos de vista e de argumentar
  • Debater com os colegas assuntos da atualidade e expressar a sua opinião sobre os mesmos
  • Tomar consciência do papel dos media na informação sobre o mundo atual

Preparação

Independentemente da atividade escolhida, sugere-se que a aula comece com um diálogo que possibilite que o aluno aprenda e celebre os seus direitos enquanto reflete e discute com os colegas sobre as seguintes questões: Qual o significado e a importância do Dia da Criança (breve contextualização histórica abordando os principais marcos da conquista dos Direitos da Criança); Que Direitos e para que crianças?; Direitos (normas que reconhecem e protegem a dignidade da criança), necessidades (aquilo que é absolutamente necessário para que todas as crianças tenham uma vida feliz, segura e saudável) e desejos (as coisas que gostaria de ter, mas que não são necessárias para uma vida plena); As desigualdades no respeito pelos Direitos da Criança: das mais próximas às mais distantes; Qual o papel e responsabilidade dos media na promoção do respeito pelos Direitos da Criança.

Atividades:

Sugestão 1

Notícias, entrevistas, reportagens, textos de opinião. São vários os conteúdos que os alunos podem encontrar nos media sobre assuntos relacionados com crianças e jovens.

Em pequeno grupo, organizar o dossier digital Os Direitos das Crianças nos media:

  • Pesquisar na lupa do PÚBLICO online conteúdos que se relacionem com crianças e jovens;
  • Selecionar para o dossier o(s) conteúdo(s) mais interessante(s) para cada Direito da Criança referindo a respetiva fonte e os autores;
  • Publicar o dossier no jornal da escola, no site ou nas redes sociais da Escola.

Sugestão 2

Frequentemente os media denunciam nomes de marcas que recorrem a mão de obra infantil de países pobres para a produção de bens a preços mais baixos, aumentando os seus lucros.

Em grande grupo, escrever uma carta aberta às marcas que recorrem a trabalho infantil apresentando os Direitos da Criança que não estão a respeitar e argumentando a favor do fim dessa prática.

Sugestão 3

Selecionámos 28 fotografias publicadas no PÚBLICO que podem acrescentar significado aos Direitos das Crianças e à forma como são, ou não, respeitados. 

Em pequeno grupo, legendar as fotografias da galeria de imagens (a sequência de fotografias que abre estas sugestões de atividades):

  • Observar cada imagem com muita atenção (identificar autor e data);
  • Selecionar o Direito da Criança que considera melhor servir como legenda.
  • Comparar o trabalho final com o dos outros grupos.

Nota: O jornal PÚBLICO não é escrito segundo o acordo ortográfico de 1990.