Sindicato quer Governo a combater tráfico de jogadores
Secretaria de Estado do Desporto criou grupo alargado a vários ministérios e instituições desportivas para travar a exploração de futebolistas imigrantes e acabar com o sentimento de impunidade
A história de Abdulah (nome fictício) pode ser partilhada por milhares de jovens futebolistas imigrantes que viram o sonho de jogar na Europa transformar-se num pesadelo. Aliciado por um agente no seu país natal, o nigeriano viu-se completamente desamparado em Portugal com o confinamento: sem clube, rendimentos e documentos, acabou por socorrer-se do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) para sobreviver. O aumento destes casos nos últimos anos levou o organismo presidido por Joaquim Evangelista a apelar à intervenção do Estado, que já constituiu um grupo interministerial para dar uma resposta articulada ao problema.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.