Editora Pato Lógico volta a ser nomeada para prémio da Feira do Livro de Bolonha

O prémio de melhor editora europeia será atribuído pela Feira do Livro Infantil de Bolonha, em Itália, em Junho.

Foto
"Discórdia", da autora brasileira Nani Brunini, é um dos títulos da editora Pato Lógico dr

A editora portuguesa Pato Lógico, dedicada ao livro ilustrado, está nomeada para o prémio de melhor editora europeia, atribuído pela Feira do Livro Infantil de Bolonha, em Itália, anunciou a organização.

É o segundo ano consecutivo em que a Pato Lógico é nomeada para o chamado prémio BOP (Bologna Prize), que reconhece os melhores projectos editoriais de livro ilustrado e para a infância e juventude, em diferentes áreas geográficas.

Além da Pato Lógico, para o prémio de melhor editora europeia estão nomeadas a Liels un Mazs (Letónia), a Samokat Publishing House (Rússia), a La Joie de Lire (Suíça) e a Topipittori (Itália).

Para o prémio de melhor editora da América Central e do Sul está indicada a brasileira Pallas Editora.

Este prémio da feira de Bolonha não é monetário, mas os vencedores são escolhidos entre pares, por outras editoras e associações de promoção da leitura, conferindo reconhecimento internacional na área da literatura e ilustração para os mais novos.

O anúncio dos vencedores será feito em Junho, durante a realização da Feira do Livro Infantil de Bolonha, que este ano volta a ser no formato online, por causa da covid-19.

A Pato Lógico, que já tinha sido indicada para aquele prémio também em 2016, foi fundada há uma década pelo autor e ilustrador André Letria, e reúne mais de 50 de livros em vários formatos, entre álbum ilustrado, harmónios e mapas.

Entre os autores já publicados contam-se André da Loba, Afonso Cruz, Susa Monteiro, João Fazenda, Bernardo P. Carvalho, José Jorge Letria, António Torrado, Carla Maia de Almeida e Ricardo Henriques.

Os títulos mais recentes da Pato Lógico são Discórdia, da autora brasileira Nani Brunini, e Carolina Beatriz Ângelo - Um Pequeno Grande Gesto de Coragem, de Carla Maia de Almeida e Delfim Ruas, este em parceria com a Imprensa Nacional.

Em 2013, na primeira edição, o prémio BOP da Europa foi atribuído à editora portuguesa Planeta Tangerina. Em 2019 foi atribuído à Orfeu Negro.

A Feira do Livro Infantil de Bolonha, considerada a mais substancial no negócio livreiro internacional e de divulgação de ilustração, decorrerá de 14 a 17 de Junho.