Uma aposta duplamente ganha
Houve um conjunto de metas devidamente quantificadas em três domínios fundamentais – emprego, formação e combate à pobreza – a que todos os Estados-membros ficam vinculados.
1. Ninguém pode dizer que as cimeiras do Porto não cumpriram os grandes objectivos da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia. Angela Merkel não compareceu, o que podia ter sido um sinal de alarme. Mas a verdade é que estiveram presentes, pela primeira vez depois de muitos meses de encontros virtuais, 24 dos 27 líderes da União Europeia, entre eles Emmanuel Macron e Mario Draghi, que provavelmente vão ter um papel de liderança fundamental, à medida que a chanceler vai saindo de cena e a Alemanha entra numa fase de incerteza sobre o seu papel na Europa e no mundo.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.