Usar os mesmos dados biométricos no cartão de cidadão e passaporte está para “breve”

A biometria vai simplificar o acesso à chave móvel digital permitindo que a sua utilização assente na recolha de imagens do rosto em tempo real e na comparação dessas imagens com a imagem facial constante do cartão de cidadão.

Foto
LUSA/MIGUEL A. LOPES

A ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, disse hoje que “em breve” será possível utilizar os mesmos dados biométricos no cartão de cidadão e no passaporte ou activar a chave móvel digital recorrendo à biometria.

Falando no Fórum Portugal Digital - que termina esta quinta-feira -, a ministra disse que o Governo está neste momento a investir em “soluções de futuro” para modernizar e simplificar os serviços públicos digitais e deu como exemplo que “em breve” será possível “utilizar os mesmos dados biométricos no cartão de cidadão e no passaporte ou activar a chave móvel digital recorrendo a uma aplicação móvel e à biometria”.

“A biometria vai simplificar muitíssimo o acesso à chave móvel digital, permitindo que a sua utilização assente na recolha de imagens do rosto em tempo real e na comparação dessas imagens com a imagem facial constante do cartão de cidadão, de forma automatizada, recorrendo a software com capacidade de detecção de vida e com os mais elevados padrões de segurança”, disse na sua intervenção.

Para a ministra, esta solução, “que há apenas umas décadas poderia parecer tirada de um qualquer filme de ficção científica, estará a funcionar muito em breve”.