Maiores de 65 anos podem pedir vacina nos Espaços Cidadão a partir de quarta-feira

Com a aplicação desta medida, “multiplicam-se assim por 700 os locais” onde as pessoas se podem inscrever presencialmente para a vacinação, segundo Alexandra Leitão.

Foto
Centro de vacinação na Maia, Portugal LUSA/JOSÉ COELHO

As pessoas com mais de 65 anos vão poder inscrever-se para vacinação contra a covid-19 nos Espaços Cidadão, a partir de quarta-feira, 28 de Abril, disse esta terça-feira a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão.

“Os Espaços Cidadão vão poder receber a inscrição para as vacinas dos maiores de 65 anos, nesta fase”, disse a governante durante uma audição na comissão de Administração Pública, Modernização Administrativa, Descentralização e Poder Local. Fonte oficial do ministério disse depois à Lusa que a inscrição nos Espaços Cidadão ficará disponível “a partir de amanhã [quarta-feira]”.

Segundo Alexandra Leitão, “de um momento para o outro, multiplicam-se assim por 700 os locais onde presencialmente as pessoas podem fazer essa inscrição”, referindo que estas serão provavelmente as pessoas com mais dificuldade em fazê-lo online.

A ministra disse que a medida foi concertada “em dois ou três dias” entre a task force da vacinação, a Saúde, a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) e as freguesias.

Os Espaços Cidadão são pontos de atendimento que reúnem serviços de diferentes entidades num único balcão, instalados em Lojas de Cidadão e em pontos de atendimento da administração local, estando actualmente em funcionamento mais de 700 espaços.

Desde o dia 23 de Abril que as pessoas com mais de 65 anos podem escolher online a data e o local para serem vacinados, através do Portal do Auto-agendamento para Vacinação contra a covid-19.

No primeiro dia, mais de 50 mil pessoas agendaram a data da sua vacinação através do portal, revelou na altura o presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), Luís Goes Pinheiro.

A funcionalidade está acessível a partir do Portal da Covid-19 e permite que os utentes com mais de 65 anos, faixa etária que começou agora a ser vacinada independentemente de qualquer doença, possam escolher o ponto de vacinação em que pretendem ser vacinados.