25 DE ABRIL
A primeira página do PÚBLICO na Escola é tua
Aniversário da Revolução dos Cravos. Desde 1974 que a comemoração do 25 de Abril faz as manchetes de grande parte dos jornais portugueses. Hoje, no seu 47º aniversário, tens a primeira página por tua conta: o título principal, a imagem e quatro chamadas de capa. Queremos conhecer o que valorizas neste dia..
A primeira página ou capa é o “embrulho” do jornal. Imagem e texto devem dialogar numa composição gráfica coerente e apelativa.
Na capa, a manchete destaca o assunto mais importante. Pode relacionar-se com factos da atualidade surpreendendo os leitores com informações que desconheçam, mas, também, apostar na criatividade. Tem o destaque gráfico da edição: o título mais importante, um subtítulo (título secundário) que lhe acrescenta informação e a maior imagem (que pode ser uma fotografia, uma ilustração, uma composição gráfica).
Os outros conteúdos presentes na capa têm menor destaque gráfico. Um antetítulo (tema), um curto título e uma pequena entrada é, frequentemente, a forma como se apresentam as outras notícias da capa do jornal.
Após esta breve apresentação, segue-se o desafio de hoje:
- Elaborar a primeira página para a edição do 25 de ABRIL do PÚBLICO na Escola
A composição da capa que te disponibilizamos, e que podes descarregar (ou imprimir) para desenvolveres o teu trabalho, é muito simples para facilmente ser editável a teu gosto. A fonte e tamanho de letra, o tipo de imagem (fotografia, ilustração, colagem...), os assuntos das quatro chamadas de página, tudo será decidido por ti.
Só uma exigência: a temática da manchete tem de estar relacionada com o 25 de Abril.
Queremos perceber como olhas para esta data e, por isso, és completamente livre neste trabalho de expressão e criação. Não poderia ser de outra forma!
Para te inspirar selecionámos algumas das capas do PÚBLICO desta data, assim como alguns trabalhos que te aconselhamos visionar antes de iniciares o trabalho.
Após descarregares ou imprimires a folha que está disponível no material de apoio, o que podes fazer no retângulo maior?
- Pensa no acontecimento que queres noticiar e dar grande destaque;
- Define o tipo de imagem que vais utilizar: desenho, fotografia, fotomontagem, ilustração com técnicas mistas (...);
- Cria um título imaginativo que dê vontade de ler a (hipotética) notícia desse acontecimento;
- Escolhe o grafismo e localização do título.
E nos retângulos pequenos do final da página?
- Seleciona/imagina quatro notícias;
- Para cada uma cria um título curto;
- E uma pequena frase (entrada) para ser lida de forma complementar com o título, como se fossem peças de um mesmo “puzzle”.
No final, fotografem (caso tenham trabalhado em papel), enviem o ficheiro com a vossa primeira página para publiconaescola@publico.pt e nós publicamos.
Nota: A construção de um texto jornalístico não dispensa a criatividade de quem o redige — mas assenta numa técnica própria. No PÚBLICO, o título e o antetítulo, a entrada, o “lead”, os subtítulos e a fotografia constituem momentos privilegiados dessa construção, que deverá ter unidade, coerência e eficácia informativa. Por isso, deixamos para outros desafios uma abordagem mais aprofundada de todas estas questões.
As linhas da liberdade
Nota: O jornal PÚBLICO não é escrito segundo o acordo ortográfico de 1990.
Segue-nos em https://www.facebook.com/PublicoNaEscola