Israelistas e palestinianos em confrontos em Gaza e Jerusalém
Hamas e Exército israelita trocam rockets e ataques aéreos junto à Faixa de Gaza, depois de mais uma noite de protestos violentos na Cidade Velha.
Militantes palestinianos na Faixa de Gaza dispararam neste sábado dezenas de rockets na direcção de Israel, que respondeu com ataques aéreos, informou o Exército israelita. Os ataques acontecem depois de mais uma noite de confrontos entre palestinianos e a polícia israelita em Jerusalém.
A troca de disparos, antes do nascer do sol, interrompe meses de relativa tranquilidade na fronteira entre Israel e Gaza. Ainda assim, não há sinais de que possa evoluir para uma escalada de violência maior. O Exército disse que não vai impor quaisquer restrições de segurança aos israelitas que vivem perto da fronteira.
Em Jerusalém, a tensão israelo-palestiniana atingiu níveis mais elevados do que o costume durante o mês sagrado do Ramadão. Os protestos tornaram-se violentos na quinta-feira, com dezenas de detidos e feridos.
Os tumultos retomaram na sexta-feira à noite, depois de jovens palestinianos se terem juntado à entrada da Cidade Velha, envolvendo-se em confrontos com dezenas de polícias israelitas antimotim.
Os palestinianos criticam a polícia israelita por ter erguido barreiras de metal junto ao Portão de Damasco, na Cidade Velha, e acusam-na de os querer impedir de fazerem os ajuntamentos tradicionais do Ramadão ao final do dia.
Na sexta-feira, os palestinianos responderam ao uso de canhões de água atirando pedras à polícia. Outros arremessaram pedras contra um tribunal de Israel e partiram as câmaras de segurança. O Crescente Vermelho Palestiniano diz que oito palestinianos ficaram feridos.
A polícia israelita informou que os confrontos se estenderam a um bairro palestiniano das redondezas, onde foram arremessadas bombas incendiárias e pedras aos agentes e às casas e carros israelitas.
No território ocupado da Cisjordânia os palestinianos entraram em conflito com tropas israelitas junto aos checkpoints militares das cidades da região. A polícia fronteiriça de Israel disse que dispersou centenas de pessoas que atiravam pedras e cocktails-molotov.
Em Gaza, os palestinianos dispararam 36 rockets contra Israel durante a noite, na sequência do apelo à resistência palestiniana em Jerusalém feito pelo grupo islamista Hamas e outros grupos armados.
A Força Aérea israelita retaliou com ataques contra os lança-mísseis e as infra-estruturas subterrâneas do Hamas, informou o Exército. Não houve, até ao momento, relatos de vítimas mortais em Gaza ou do lado israelita da fronteira. A maioria dos rockets atingiu áreas abertas e seis deles foram interceptados.