O Museu Nacional da Música instala-se em Mafra para cumprir o seu potencial
Foi apresentado esta segunda-feira o projecto do museu que, depois de mais de 25 anos em instalações provisórias, se instalará no Palácio Nacional de Mafra. Abertura ao público está prevista para 2023.
Será como que uma travessia. Um longo corredor, pontuado por vários momentos: activos, ou seja, de interacção com os instrumentos; de contemplação, quer do espólio exposto, quer do espaço monumental que o acolhe; e “momentos altos”, como o da sala que acolhe os tesouros nacionais e que será também palco para concertos. Quando, daqui a dois anos, os primeiros visitantes entrarem no novo Museu Nacional da Música, no Palácio Nacional de Mafra, será isso que encontrarão. Na apresentação que teve lugar na manhã desta segunda-feira, na biblioteca do palácio, assim o descreveram os representantes dos gabinetes de arquitectura Site Specific Arquitectura e P06 Atelier, autores do projecto vencedor do concurso público para a instalação do Museu Nacional da Música no Palácio Nacional de Mafra.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.