APRENDER COM O PÚBLICO
Pacto Ecológico Europeu: não podes ficar de fora
O planeta está em contagem decrescente. O Pacto Ecológico Europeu ambiciona tornar a Europa no primeiro continente a assegurar a neutralidade carbónica em 2050. Esta semana, disponibilizamos-te alguns conteúdos do PÚBLICO que te vão permitir um melhor conhecimento, reflexão e envolvimento nesta questão.
Ao final da tarde de sexta-feira, 19 de Março, jovens de 18 cidades do país participaram em mais uma Greve Climática Estudantil, em modo online e presencial.
A temática não é nova nas nossas propostas, mas a sua emergência justifica que voltemos a ela.
A União Europeia decidiu assumir a liderança mundial no combate às alterações climáticas e fixou os padrões globais para uma transição energética justa e inclusiva. Tal como a Presidente von der Leyen mencionou no seu discurso de tomada de posse: «quanto mais depressa nos mexermos, melhor será para os nossos cidadãos e para as nossas empresas (…); o Pacto Ecológico Europeu vai permitir reduzir emissões e criar empregos, iniciar e desenvolver novas tecnologias e abrir novos mercados».
Para a abordagem deste assunto, desta vez destacamos a infografia “Green Deal: a corrida europeia para alcançar a neutralidade climática em 2050” realizada pela equipa do PÚBLICO: textos de Rui Paiva, ilustrações de José Alves, infografia de Francisco Lopes, José Alves e Gabriela Gomez e desenvolvimento web de Francisco Lopes e José Alves.
“O European Green Deal é o abrangente pacto ecológico que quer garantir a sustentabilidade dos países europeus. A principal meta pretende fazer da Europa o primeiro continente a alcançar a neutralidade climática em 2050. É a corrida para salvar o planeta.”
Convidamos-te a analisá-la com o contributo de todas as disciplinas porque o tema implica tudo e todos.
Para melhor leitura desta infografia recomendamos que comeces por aprofundar as seguintes questões:
- O que é o Pacto Ecológico Europeu?
- Quais são os seus eixos estruturantes?
- Como será operacionalizado? Que políticas e mecanismos serão implementados?
- Que vantagens nos traz?
- O que acontecerá se não atuarmos?
O nosso principal objetivo é contribuir para que aprofundes os teus conhecimentos, reflitas e discutas as principais questões envolvidas, que formules as tuas opiniões e que tenhas um papel ativo neste desafio.
Se realizares algum trabalho a partir deste material e quiseres partilhá-lo connosco podes enviar para publiconaecola@publico.pt
Segue-nos em https://www.facebook.com/PublicoNaEscola
Nota: O jornal PÚBLICO não é escrito segundo o acordo ortográfico de 1990.