“Não mudem o vosso nome para Salmão”: o pedido endereçado à população pelos responsáveis taiwaneses parece saído de um sketch de humor, mas cerca de 150 pessoas decidiram fazê-lo, para ficarem habilitadas a uma promoção de uma cadeia de restaurantes de sushi.
A campanha promocional da cadeia de restaurantes ditava que qualquer cliente com “gui yu” — salmão, em chinês — escrito no documento de identificação teria direito a um rodízio ilimitado de sushi. Essa promoção, que durou dois dias, permitia ainda que o contemplado pudesse convidar cinco amigos, que também comeriam gratuitamente.
Por causa da oferta, centena e meia de jovens deslocaram-se aos registos para alterar o nome. De acordo com as leis de Taiwan, cada pessoa pode mudar de nome três vezes e, neste caso, o potencial valor da refeição supera — em muito — o custo de alteração de nome.
Contudo, o “caos do salmão” — nome atribuído ao caso pela imprensa local — caiu mal junto dos responsáveis taiwaneses, que pedem bom senso à população. O ministro do Interior, Chen Tsung-yen, disse que estes pedidos criavam burocracia desnecessária, que culminava num desperdício de tempo e recursos. “Espero que todos consigam ser mais racionais sobre isto”, pediu o governante, citado pela BBC.