Daft Punk entraram em cena à grande e saíram à francesa
A dupla francesa, que marcou quase três décadas de música e cultura visual, comunicou esta semana que não voltará à actividade. Fica o seu legado. E a certeza que continuarão a fazer-se ouvir em muitas casas.
Em grande, até no fim. Foi uma das notícias da semana. Os franceses Daft Punk deram por terminada a sua carreira enquanto duo, 28 anos depois do início de tudo, comunicando a decisão na última segunda-feira com um vídeo a que deram o nome de Epílogo, que culmina com a contagem decrescente para uma explosão, cujos estilhaços se desvanecem ao pôr do Sol. Fica o legado, uma mão-cheia de discos que mudaram a face da música de dança globalizada, e, essencialmente, uma forma de operar onde o som nunca era dissociado da cultura visual, uma espécie de arte pop total, que criou descendentes e continua a ser actualizada.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.