Eles não eram mais estúpidos do que nós
Como hoje, os políticos nacionalistas passavam a vida a olhar para lá de fronteiras e a inspirar-se em exemplos estrangeiros.
Faz este mês cem anos que um homenzinho sem eira nem beira, veterano deslustrado da I Guerra Mundial e agente infiltrado em movimentos nacionalistas, começou a ter sucesso como orador nos comícios do Partido Nacional-Socialista do Trabalhador Alemão, mais tarde conhecido como o partido Nazi. Há registo de, em fevereiro de 1921, Adolf Hitler ter discursado perante umas seis mil pessoas num desses comícios e de a partir daí se ter tornado numa figura mais ou menos imprescindível do partido de que então era somente funcionário a tempo inteiro, depois de ter sido desmobilizado do exército uns meses antes.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.