Uma ópera setecentista no mundo lunar
Il mondo della luna, de Avondano, numa interpretação dos Músicos do Tejo, dá ao ouvinte a ilusão da representação cénica.
Os Músicos do Tejo têm realizado nos últimos anos um valioso trabalho em torno da música dramática setecentista, com destaque para o repertório português e obras como La Spinalba (Naxos 2012) e Il Trionfo d’Amore (Naxos 2015), de Francisco António de Almeida. Na sua mais recente gravação, o agrupamento criado em 2005 por Marcos Magalhães e Marta Araújo, dá vida a mais uma ópera de vulto da História da Música em Portugal: Il mondo della luna, com música de Pedro António Avondano (1714-1782) a partir do famoso libreto de Carlo Goldoni, que também inspirou compositores como Galuppi, Piccini, Haydn e Paisiello, entre outros.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.