De câmara apontada ao confinamento
Contágio, nove minutos disponíveis gratuitamente na plataforma Filmin, de contributos registados por vários homens e mulheres de várias câmaras de filmar.
Que filmam os cineastas quando o mundo fecha e o perímetro de observação encolhe drasticamente? Contágio, uma curta montagem (nove minutos, disponível gratuitamente na plataforma Filmin) de contributos registados por vários homens e mulheres de várias câmaras de filmar (podem ser simples telemóveis) durante o sortido de confinamentos dos últimos meses (alguns fragmentos foram originalmente publicados nas contas pessoais dos autores em redes sociais), tem essa pergunta como alicerce. E resulta, portanto, num filme sobre o horizonte encurtado, que subitamente vai apenas tão longe quanto pode ir o alcance da mão ou a vista a partir da janela de casa ou do lugar onde se confina.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.