Presidenciais. Os dez concelhos onde cada candidato conseguiu mais votos
As ilhas estão com Marcelo, o Alentejo continua a ser território do PCP, mas André Ventura teve lá resultados acima dos 30%. Já Ana Gomes pode agradecer ao Porto e a Lisboa.
A Calheta está com Marcelo: 79% dos eleitores deste concelho da Madeira votaram nele, mais ou menos a mesma percentagem de votos que a homónima açoriana e a madeirense Santana dedicaram ao Presidente reeleito. Nos dez concelhos onde Marcelo Rebelo de Sousa conseguiu melhor votação, só dois (a sua Celorico de Basto, em Braga, e Boticas, em Vila Real) não são nas regiões autónomas.
Ana Gomes chegou aos 20% no Porto, votos essenciais para ficar à frente de André Ventura no total nacional, e aos 19% em Lisboa.
André Ventura destacou-se no Alentejo e conseguiu uns impressionantes 34% em Mourão (Évora), 31% em Monforte (Portalegre) e Moura (Beja). João Ferreira também conseguiu os seus melhores resultados em território alentejano (o mais volumoso: 28% em Avis, Portalegre), habitualmente simpático para os candidatos comunistas.
O melhor resultado de Marisa Matias, que teve a derrota mais clara da noite, foi em Condeixa-a-Nova, Coimbra, de onde é natural (9% dos votos). Tiago Mayan Gonçalves ficou-se pelos 8% no Porto. E Vitorino Silva quase chegou aos 14% em Penafiel, o seu concelho.