Transportes: Transtejo igual, CP faz ajustes e Carris reduz oferta
Comboios suburbanos, regionais e inter-regionais vão manter a sua oferta regular. Só Intercidades e Alfa Pendulares terão algumas circulações suprimidas. Ligações fluviais mantêm-se com a oferta actual. Novo confinamento apressa entrada da Carris no horário de Verão
Durante as próximas semanas, a oferta da CP vai permanecer sem grandes alterações. Fonte oficial da empresa disse ao PÚBLICO que “atendendo às suas especificidades, nomeadamente o facto de as escolas permanecerem abertas, a CP vai manter a 100% a sua oferta de comboios urbanos, regionais e inter-regionais” durante o período de confinamento que se inicia às 00h de 15 de Janeiro.
Os comboios Intercidades vão também efectuar-se sem alterações, mas só durante os dias úteis, havendo algumas supressões aos fins-de-semana.
Já o serviço Alfa Pendular será o mais afectado pois serão realizadas menos viagens diariamente. O comboio Celta, que liga o Porto a Vigo, continuará com uma circulação diária por sentido.
Amanhã, sexta-feira, a oferta mantém-se ainda a habitual, só vigorando as alterações a partir do próximo sábado e por um período de um mês.
A CP diz ainda que mantém todas as acções de higienização e desinfecção dos seus comboios e instalações, tal como vem fazendo desde o início da pandemia. Entre 17 de Março e 31 de Dezembro de 2020 foram desinfectados 221941 veículos ferroviários, numa média superior a 765 veículos por dia
Transtejo/Soflusa não prevê alterações
A TTSL - Transtejo Soflusa não prevê alterações na oferta e nos horários das suas ligações fluviais - Barreiro, Cacilhas, Montijo, Seixal e Trafaria - durante o novo período de confinamento obrigatório, que se inicia na sexta-feira, anunciou hoje a empresa.
“O transporte público fluvial, mantém, assim, a actual oferta observando o cumprimento do limite de passageiros transportados em cada viagem: 2/3 da lotação do navio”, pode ler-se numa nota da empresa.
De acordo com a resposta enviada à Lusa, “um eventual ajuste da oferta e/ou alteração das condições de utilização do transporte público fluvial serão sempre definidos tendo em conta as orientações determinadas em sede de Conselho de Ministros” ou pelas autoridades competentes, em resposta a um agravamento do cenário pandémico na área metropolitana de Lisboa.
A Transtejo assegura as ligações fluviais entre o Seixal, Montijo, Cacilhas e Trafaria/Porto Brandão, no distrito de Setúbal, e Lisboa, enquanto a Soflusa é responsável por ligar o Barreiro à capital.
Carris corta serviços
A Carris vai alterar, a partir de sábado, o seu serviço com um corte de 14% face ao actual, e funcionar em horário de Verão durante a semana, anunciou hoje a empresa.
“As alterações traduzem-se num corte de 14%, face ao serviço actual, ficando a operar com 89% do serviço oferecido no período homólogo. Estes ajustes, que entram em vigor a partir de sábado, serão monitorizados diariamente e alvo de alterações caso se verifique essa necessidade”, pode ler-se numa resposta da empresa à Lusa.
A partir de segunda-feira, nos dias úteis passam a funcionar os horários de “Dia Útil de Verão” (DUV) na Carris, com alterações nas carreiras 706, 711, 758 e 781 que funcionarão com horário de “Dia de Férias Escolares” (DUF).
Segundo a empresa, vão ter suspensão integral de funcionamento as carreiras de bairro (com exceção das carreiras 26B, 29B, 34B, 37B, 40B e 41B), a carreira 24E, os ascensores (Bica, Glória e Lavra) e o Elevador de Santa Justa.
Já a partir do próximo fim-de-semana e nos seguintes, a Carris irá manter os horários actualmente praticados aos sábados e domingos/feriados, com a suspensão integral de funcionamento das carreiras de bairro (excepto a carreira 40B).
Será igualmente suspenso integralmente o funcionamento das carreiras 716, 720, 732 e 797, a carreira 24E, os ascensores e o Elevador de Santa Justa, tal como acontece nos dias úteis.
Desde o primeiro confinamento, entre Março e Abril de 2020, os transportes públicos viram reduzida a sua lotação em 1/3 para evitar acumulação de pessoas e para permitir o distanciamento social, além da obrigatoriedade de uso de máscaras.
Os autocarros têm uma cabine para o condutor e dispensadores de gel desinfectante, enquanto os táxis e TVDE foram aconselhados a ter uma divisória entre o condutor e a retaguarda onde se desloca os passageiros, não sendo permitido o transporte no banco da frente.
As novas medidas tomadas pelo Conselho de Ministros para controlar a pandemia de covid-19, entre as quais o dever de recolhimento domiciliário, entram em vigor às 00:00 de sexta-feira e vão permanecer até às 23:59 de 30 de Janeiro, tendo como grande excepção ao primeiro confinamento o facto de as escolas permanecerem abertas em todos os graus de ensino.