Os ministros nunca têm todos o mesmo valor
Além de ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita é também um dos mais importantes elementos do núcleo duro de António Costa. É um ministro político, uma espécie de bulldozer, como foi Jorge Coelho.
Esta foi a semana em que se percebeu bem o valor relativo de dois ministros do mesmo Governo: Eduardo Cabrita e Pedro Nuno Santos. Não o seu valor como algo objectivo e numérico, mas o seu peso na carteira do primeiro-ministro. As crises que ambos tiveram para gerir e a forma como o executivo se comportou em relação a essa gestão mostrou como são diferentes os papéis do ministro da Administração Interna e o das Infra-estruturas. Não há aí nenhuma novidade, dir-me-ão, e é verdade. Mas dá-nos pistas sobre o que podemos esperar do Governo.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.