FC Porto defronta Juventus na Liga dos Campeões
Cristiano Ronaldo apresenta-se no Estádio do Dragão com os campeões italianos em Fevereiro, ficando a segunda mão reservada para Itália, em Março.
A Juventus é o adversário do FC Porto nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, determinou esta segunda-feira o sorteio da principal competição europeia de clubes, realizado na sede da UEFA, em Nyon, na Suíça, que decorreu sem a presença dos representantes dos clubes por força da situação vivida no mundo com a pandemia de covid-19.
Juventus e FC Porto defrontaram-se em cinco ocasiões, com um balanço negativo para os “azuis e brancos”, que nunca venceram os eneacampeões italianos - o melhor que conseguiram foi um empate, com um saldo de 8-2 em golos marcados e sofridos, favorável à Juventus.
O último embate entre ambos aconteceu também nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, na temporada 2016-17, então marcado pelo encontro entre os guarda-redes Iker Casillas e Gianluigi Buffon.
Em Portugal, o FC Porto perdeu por 0-2, tendo sido batido em Turim, na segunda mão, por 1-0. Desses “onzes” iniciais, a Juventus ainda conserva uma mão-cheia de jogadores no plantel, enquanto do lado dos “dragões” só Iván Marcano (que continua lesionado e ainda não foi opção nesta época) é o único resistente.
Mas o encontro mais marcante entre FC Porto e Juventus remete para o ano de 1984, relativo à final da Taça das Taças, disputado em Basileia, que a Juventus de Platini, Paolo Rossi e Boniek conquistou o troféu, com uma vitória por 2-1.
Com Bayern Munique, Real Madrid, Liverpool, Chelsea, Borussia Dortmund e Paris Saint-Germain no pote 1 (Manchester City estava excluído por ter sido adversário dos portistas no grupo C), ao FC Porto não restavam grandes ilusões quanto à possibilidade de poder ter tarefa simples nesta fase da prova, que atinge pela 16 vez no historial do clube duas vezes campeão europeu.
Borussia Mönchengladbach e Manchester City protagonizam o primeiro duelo saído do sorteio, com a Lazio a ter que defrontar o campeão europeu Bayern Munique. Atlético de Madrid, de João Félix, e Chelsea serão adversários, com RB Leipzig e Liverpool a defrontarem-se nesta fase.
Nos restantes encontros, Barcelona e PSG voltam a encontrar-se, num dos grandes chamarizes desta fase da prova, enquanto Sevilha (treinado por Julen Lopetegui) e Borussia Dortmund e Atalanta e Real Madrid encerram os duelos da Champions.
Os jogos da Liga dos Campeões regressam nos dias 15, 16, 23 e 24 de Fevereiro, com a primeira mão da fase a eliminar, disputando-se a segunda mão a 9, 10, 16 e 17 de Março.