Biden escolhe Antony Blinken para secretário de Estado e confirma reaproximação aos aliados
Ao escolher um centrista com experiência na área da diplomacia, o Presidente eleito dos EUA indica aos aliados que vai desfazer as políticas da Administração Trump e trazer de volta o protagonismo dos acordos internacionais. E diminui o risco de uma oposição num Senado de maioria republicana.
Antony Blinken, um advogado de formação com mais de 25 anos de experiência na área das relações internacionais, é o nome escolhido pelo Presidente eleito dos EUA, Joe Biden, para chefiar a política externa do país no cargo de secretário de Estado. Ao nomear Blinken, de 58 anos, Biden confirma que vai retomar o hábito de preencher os lugares mais importantes da Administração norte-americana com figuras experientes e, idealmente, sem muitos anticorpos no partido da oposição.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.