FIFA quer melhorar tecnologia para facilitar as decisões do VAR

O organismo que tutela o futebol avançou ainda a intenção de criar uma versão “light” do VAR, mais simples e barata, cujos instrumentos possam ser utilizados em todos os escalões.

Foto
Árbitro Juan Gabriel Benitez consulta as imagens num jogo do Brasil Reuters/POOL

A FIFA pediu a empresas de tecnologia que estudem formas de facilitar o trabalho dos videoárbitros nas decisões de foras-de-jogo. Até aqui incumbidos de colocar na tecnologia as linhas de fora-de-jogo, consoante a posição dos jogadores, os árbitros têm estado debaixo de fogo por algumas decisões controversas, nomeadamente pela dificuldade de colocar as linhas no local exacto.

Desta forma, a FIFA informou nesta terça-feira que várias empresas de tecnologia serão desafiadas a resolver este problema, tornando o sistema semi-automatizado, algo em que três firmas já manifestaram interesse.

“O objectivo é melhorar os algoritmos destes sistemas através de vários dados de centenas de situações diferentes de fora-de-jogo”, esclareceu o organismo que tutela o futebol mundial.

A FIFA avançou ainda a intenção de criar uma versão “light” do VAR, mais simples e barata, cujos instrumentos possam ser utilizados em todos os escalões.