A televisão está a encher-se de séries da pandemia
Nos últimos meses, em Portugal e no mundo, fizeram-se novas séries só sobre a pandemia e a covid-19 integrou a narrativa de êxitos como Anatomia de Grey, The Good Doctor ou This is Us. A ficção decidiu abdicar do distanciamento social para contar a história mais marcante de 2020.
A covid-19 não tomou de assalto apenas os hospitais verdadeiros. Numa rentrée televisiva fora de época, várias séries de médicos, como a popular Anatomia de Grey (cuja 17.ª temporada a Fox Life estreia esta quarta-feira, às 22h20) ou The Good Doctor (que voltou ao canal AXN na semana passada para a sua quarta temporada), incorporaram a pandemia nos novos episódios, tentando ficcionar uma cansativa e confusa realidade que ainda parece dever muito à ficção científica. Não são exemplares únicos: durante o confinamento da Primavera e nos meses seguintes, portugueses e norte-americanos criaram séries ansiosas por reflectir o momento histórico e dialogar com espectadores unidos por uma experiência colectiva, a do isolamento ou da doença. São as séries da pandemia.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.