Será possível controlar esta pandemia sem uma vacina?

Há ainda muitas dúvidas sobre as vacinas que estão a ser desenvolvidas para lutar contra o vírus SARS-CoV-2. Mas ainda mais do que as perguntas sem resposta, há desmesuradas expectativas. O mundo inteiro espera por uma solução que muito provavelmente será sempre apenas uma parte da solução.

Foto
WU HONG/EPA

As expectativas são desmesuradamente elevadas. Desde muito cedo, que as autoridades de saúde e governos de vários países usam a expressão “até que exista uma vacina” para pedir o envolvimento de todos na luta diária contra o novo coronavírus SARS-CoV-2. Porém, é preciso que o mundo todo esteja consciente de que esta resposta que virá do mundo da ciência nunca será um milagre. É bastante provável que não tenha sequer uma eficácia de 100%. Pode implicar uma ou duas doses e reforços anuais. É preciso assegurar a eficácia e segurança das vacinas em desenvolvimento. É preciso que tudo se faça depressa – em tempo recorde –, mas sem ser à pressa.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção