Ilha de Porto Santo integra Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO

Portugal tem agora 12 reservas inscritas na Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO.

Foto
Ilha de Porto Santo, Madeira Carlos Lopes

A ilha de Porto Santo, no Arquipélago da Madeira, vai integrar a Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO, elevando para 12 o número de reservas portuguesas inscritas neste programa, anunciou esta quarta-feira o Governo.

Num comunicado conjunto, o Ministério dos Negócios Estrangeiros e o Ministério do Ambiente e da Acção Climática referem que a candidatura da ilha de Porto Santo a esta rede foi aprovada pelo Conselho Internacional de Coordenação do Programa “O Homem e a Biosfera - MAB” da UNESCO.

“As Reservas da Biosfera são definidas pela UNESCO como laboratórios vivos, onde se desenvolvem como funções principais, a conservação de paisagens, ecossistemas e espécies, e o desenvolvimento sustentável a nível social, económico, cultural e ecológico, actuando como plataformas de investigação, monitorização, educação e sensibilização”, sublinha a nota.

Esta rede internacional é já constituída por mais de 700 reservas, que têm implementado “acções que contribuam para uma relação harmoniosa entre os seres humanos e a natureza numa vasta gama de contextos”.

As Reservas da Biosfera Portuguesas já inscritas na Rede Mundial são Boquilobo (Corvo, Açores), Graciosa (Açores), Flores (Açores), Reserva da Biosfera Transfronteiriça do Gerês-Xurés (Portugal/Espanha), Berlengas (Peniche), Santana (Madeira) Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica (Portugal/Espanha), Fajãs de São Jorge (Açores), a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Tejo/Tajo Internacional (Portugal/Espanha) (2016) e Castro Verde (Alentejo).

“A Rede Mundial de Reservas da Biosfera é um instrumento único de cooperação internacional através da partilha de conhecimentos, troca de experiências, construção de capacidades e promoção das melhores práticas”, conclui a nota.