Bailarino testa positivo e obriga CNB a adiar estreia de espectáculo

A companhia colocou em isolamento profiláctico os intérpretes que lhe estavam mais próximos, de acordo com as regras da Direcção-Geral de Saúde.

Foto
Corpos de Baile, de Marco da Silva Ferreira HUGO DAVID/CNB

Um bailarino da Companhia Nacional de Bailado (CNB) testou positivo à covid-19 obrigando ao adiamento do espectáculo de abertura da nova temporada, Primeira vezque deveria estrear-se na quinta-feira no Teatro Camões, em Lisboa, revelou na terça-feira a entidade.

Contactada pela agência Lusa, fonte da CNB indicou que “depois de o bailarino ter comunicado o resultado do teste, a companhia colocou em isolamento profiláctico o grupo de bailarinos que lhe estavam mais próximos, de acordo com as regras da Direcção-Geral de Saúde”.

A situação levou ao adiamento do programa Primeira Vez, que seria apresentado entre quinta-feira e domingo, reunindo duas novas criações dos coreógrafos portugueses Marco da Silva Ferreira (Corpos de Baile), e Filipe Portugal (Teu Corpo Meu Eco).

A mesma fonte comentou que “embora o contacto entre os bailarinos tenha sido reduzido para prevenir o contágio, continuam a ser considerados um grupo de risco, pelas especificidades do seu trabalho”.

A CNB irá divulgar nos próximos dias a forma como o público poderá pedir a devolução do valor pago pelos bilhetes, ou, em alternativa, aguardar pelo reagendamento e efectuar uma troca para as novas datas.

“O calendário vai ser reajustado”, indicou a mesma fonte da CNB, ressalvando que se mantêm os outros espectáculos previstos, nomeadamente, Planeta Dança — Uma história da dança em capítulos, de Sónia Baptista, com o Primeiro Capítulo, em Almada, e o Segundo Capítulo, em estreia no Teatro Camões, também em Outubro, por serem interpretados por outro corpo de dança.

Dedicado ao público infanto-juvenil e famílias, estes espectáculos são dedicados à história desta linguagem universal e a memória do corpo.

Enquanto o Primeiro Capítulo do projecto estará em palco a 17 e 18 de Outubro no Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada, a nova criação, Segundo Capítulo, estará a partir de 24 de Outubro no Teatro Camões, em Lisboa, repetindo a 7 e 8 de Novembro.

A temporada inclui ainda, a 20, 21 e 22 de Novembro, o programa Trabalhos de Casa, com novas criações de Xavier Carmo/Henriett Ventura (Algo Ritmo), Paul E. Visser (o documentário Bow), e Miguel Ramalho (Symphony of Sorrows), espectáculos que também se mantêm, segundo a CNB.