Covid-19. Ministros dos Negócios Estrangeiros e do Ambiente com testes negativos

Primeiro-ministro e outros ministros que fizeram testes no domingo também tiveram resultado negativo, tal como o Presidente da República, que tinha estado com Manuel Heitor uma semana antes de se saber que estava infectado.

Foto
LUSA/JOSÉ SENA GOULÃO

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e o ministro do Ambiente e da Acção Climática, Matos Fernandes, tiveram testes negativos à covid-19, disse à agência Lusa fonte governamental.

Os testes aos ministros do actual Governo foram feitos depois de se saber que o titular da pasta da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, contraiu a doença.

No domingo, primeiro-ministro e todos os membros do Governo que foram testados tiveram resultados negativos, segundo comunicado do gabinete de imprensa de António Costa divulgado esta segunda-feira de manhã. 

“Durante a manhã [de hoje] serão ainda testados o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros e o ministro do Ambiente e Acção Climática, que se mantêm isolados até conhecerem os resultados”, adiantava o comunicado.

A mesma nota adianta que “por determinação da Direcção-Geral da Saúde ficarão em confinamento, apesar de testarem negativo, o ministro do Planeamento e a ministra do Trabalho Solidariedade e Segurança Social que ladeiam Manuel Heitor na reunião do Conselho de Ministros”, que se realizou na quinta-feira.

Negativo deu também o teste feito ao início da tarde ao Presidente da República, que tinha estado com Manuel Heitor há uma semana. Segundo a Presidência da República, a realização deste teste já estava prevista para hoje, antes da deslocação do Presidente da República a Bruges, na Bélgica, onde vai dar a aula inaugural do ano académico 2020/2021 do Colégio da Europa, na terça-feira.

Depois de ter sabido que o conselheiro de Estado António Lobo Xavier estava infectado com o novo coronavírus, o Presidente da República informou ter realizado três testes de diagnóstico nos dias que se seguiram à reunião de 29 de Setembro do Conselho de Estado, todos com resultado negativo.