Desde o 25 de Abril, todos os presidentes do Tribunal de Contas foram reconduzidos
António Costa lembra que os critérios mudaram aquando da não recondução e Joana Marques Vidal, por acordo entre primeiro-ministro e Presidente da República. Marcelo confirma que é pela não recondução, mas elogia Vítor Caldeira e pede um nome na mesma linha.
Todos os presidentes do Tribunal de Contas nomeados depois do 25 de Abril foram reconduzidos nas suas funções, à excepção de Vítor Caldeira. É preciso recuar até António Manuel Gonçalves Ferreira Rapazote para encontrar um presidente que tenha estado em funções menos de quatro anos. Pinheiro Farinha (1977/1986), Sousa Franco (1986/1995), Alfredo José de Sousa (1995/2005) e Guilherme D’Oliveira Martins (2005/2015) cumpriram dois mandatos, de acordo com as informações disponibilizadas na página oficial daquele tribunal.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.