Miguel Costa Matos quer liderar a JS: “É urgente renovar a ‘geringonça’”
Miguel Costa Matos é, até agora, o único candidato à liderança da JS. Com 26 anos, o jovem economista reconhece a responsabilidade dos partidos pelo desinteresse generalizado na política e diz que é preciso trabalhar numa reaproximação.
Por estes dias, os tempos livres de Miguel Costa Matos, o deputado mais jovem desta legislatura, são divididos entre os documentos da auditoria do Novo Banco e a série norte-americana Ratched, um drama que aborda a saúde mental. Em entrevista ao PÚBLICO, o candidato à liderança da Juventude Socialista (JS) aponta o dedo às estruturas partidárias que “já desiludiram muita gente” e promete “reinventar a participação na política" para que chegue às pessoas de uma forma “desempoeirada”. Mais do que sucessivos acordos à esquerda, diz que “é urgente renovar a ‘geringonça'” até porque vê o bloco central como “incompatível” com os valores do PS. E acredita que os portugueses não ficarão satisfeitos se “algum capricho” impedir um novo acordo de legislatura.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.