Austrália salva baleias-piloto encalhadas em bancos de areia na Tasmânia — cerca de 90 animais já morreram

Cerca de 90 das 270 baleias-piloto morreram desde que foram avistadas nas margens de Macquarie Heads. As equipas de resgate já conseguiram salvar 25 animais.

Cerca de 270 baleias encalhadas numa área remota da Tasmânia

Equipas de resgate da Austrália salvaram esta terça-feira 25 baleias-piloto que ficaram encalhadas em bancos de areia na ilha da Tasmânia, no sul do país. O objectivo é conseguir salvar mais animais nos próximos dias. 

Cientistas do Governo dizem que cerca de 90 das 270 baleias-piloto morreram desde que foram avistadas do ar, em águas pouco profundas ao largo da costa, na segunda-feira. O resgate decorre nas margens de Macquarie Heads, uma área florestal protegida, informou o Governo regional da Tasmânia.

Mais de 60 pessoas estão envolvidas nos trabalhos de salvamento, incluindo pescadores locais e voluntários. Usam fatos de mergulho e trabalham em turnos para evitar a hipotermia.

Na quarta-feira será divulgado um novo balanço do número de baleias que morreram, mas os especialistas esperam conseguir resgatar mais animais. “Estamos a concentrar-nos em ter o maior número possível de sobreviventes”, garantiu o biólogo Kris Carlyon, citado pela Reuters.

Bilal Rashid via REUTERS
Bilal Rashid via REUTERS
AAP Image/The Advocate Pool, Brodie Weeding via REUTERS
AAP Image/The Advocate Pool, Brodie Weeding via REUTERS
AAP Image/The Advocate Pool, Brodie Weeding via REUTERS
AAP Image/The Advocate Pool, Brodie Weeding via REUTERS
Fotogaleria
Bilal Rashid via REUTERS

Situação não é nova

Não é a primeira vez que um grupo de baleias fica preso nas praias da Austrália por motivos que os especialistas desconhecem.

Em incidentes anteriores, a comunidade científica considerou a possibilidade de as baleias chegarem à costa atraídas pelos sonares de grandes navios ou guiadas por um líder de grupo desorientado devido a alguma doença. Alguns especialistas acreditam que são animais sociais e se um deles comete um erro e entra em águas rasas, é seguido pelos demais.

No norte da Austrália, uma baleia corcunda conseguiu nadar por canais rasos na ampla foz do rio East Alligator e voltar ao Golfo de Van Diemen no fim-de-semana, disse o responsável do Parque Nacional de Kakadu, Feach Moyle.

Um grupo de velejadores recreativos havia avistado três baleias perdidas em 2 de Setembro, a mais de 20 quilómetros da foz do rio. Duas das baleias desapareceram antes da chegada das autoridades responsáveis pela vida selvagem, uma semana depois.