The Wine Show dedicado a Portugal estreia no Reino Unido: “É o país de que todos falam”
O “mais famoso programa de vinhos do mundo” dedica sete episódios aos vinhos portugueses. Primeiro, o Reino Unido, depois o planeta. Os guias são os actores James Purefoy, Dominic West, Matthew Goode e Mattew Rhys.
Há quase um ano, sentámo-nos no Douro com James Purefoy – o Marco António de Rome, o rei Jorge VI de Churchill e que, mais recentemente, pode ser visto em No Man's Land – e o guru do The Wine Show, Joe Fattorini. A dupla estava em plenas gravações da terceira temporada deste programa dedicado a viagens pelo mundo dos vinhos e que, desta feita, tinha escolhido Portugal para cenário e mote. O show, que será acessível em várias plataformas numa centena de países, confirmou a estreia no Reino Unido para finais de Outubro, dia 29 – esta data sofreu o atraso de alguns dias devido a problemas técnicos –, onde tem sido emitida pelo Channel 5 e é agora disponibilizada em primeira mão pela Amazon Prime.
Na terceira temporada de The Wine Show, podemos esperar grandes vinhos portugueses, acompanhados de grandes provas e cenários naturais à medida. “É o país de que todos falam”, diz Dominic West, citado na apresentação do programa. “Temos provado vinhos formidáveis em Portugal, que realmente me arrebataram”, acrescenta por seu lado James Purefoy. Os actores-provadores passeiam-se pelo país, do Douro e da herança inglesa ao Alentejo, região onde, por sinal, um vinho provocou lágrimas a Purefoy.
“Estávamos no Alentejo. Estava calor e tínhamos andado num terreno pesado com os corticeiros. No final do dia dei um golo e comecei a chorar”, contava o actor à Fugas numa conversa que decorreu precisamente na Quinta do Noval. “Talvez tenha sido um dia longo. Talvez estivesse emocional. Mas foi um vinho que me arrebatou. Nunca me tinha acontecido. Pode ter sido o ar, a temperatura ou o trabalho. Pode nunca mais voltar a acontecer. Mas naquele momento...” Revelação: era um Cem Reis.
As primeiras duas séries do programa focaram-se mais em França e Itália. Com Portugal como base, serão agora sete episódios de uma hora cada, filmados no Verão de 2019.
O esquema do programa é sempre o mesmo: os apresentadores são especialistas em vinho (Joe Fattorini e Amelia Singer) e “aterram” no país-base. E daí lançam desafios aos actores-provadores: além de West e Purefoy, Matthew Goode (Downton Abbey, The Crown) e Matthew Rhys (Irmãos e Irmãs, onde por sinal tinha uma adega, e The Americans).
“Eu digo que o que está dentro das garrafas abre janelas e portas para experiências que te fazem chorar”, dizia-nos Fattorini, nome de peso na crítica e comércio de vinhos no Reino Unido. “A parte interessante de mandar o James nestas missões é eu, como comerciante de vinhos, saber que existem sítios magníficos e vinhos incríveis e diferentes para descobrir. E especialmente em Portugal, que ainda não é muito conhecido por ter variedades ligeiramente complicadas de uvas e não ter propriamente o perfil de vinhos que encontramos em Espanha, Itália e França”, explicava.
“Ele vai visitar estes sítios porque quero que as pessoas que vêem o programa pensem ‘adorava ir ao Alentejo; Setúbal parece interessante; afinal o vinho verde é delicioso, claro e cítrico.’ Se eles virem que tu vais e experimentas, vão querer fazê-lo também. Quando abres uma garrafa de vinho e provas, todas estas imagens estarão na tua cabeça”, contava-nos Fattorini, que confessava ter adorado “as coisas estranhas de Colares” e também ter ficado “apaixonado pelos vinhos do Alentejo” e pelos brancos do Douro.
Já James Purefoy dizia-se “constantemente surpreendido” pelo “comprimento, a profundidade e o respirar do vinho português” e que tinha passado todo o Verão” a beber vinho verde": “é algo que podia beber ao pequeno-almoço”, garantia.
E Fattorini rematava: “O vinho português reflecte a personalidade dos portugueses”.
A série está incluída em plataformas como o iTunes US, Channel 5 no Reino Unido, Hulu e Ovation nos EUA, SBS e Fox Tel na Austrália, Sky Itália, WOW WOW no Japão, Condé Nast na China, Gusto no Canadá, e Globo na América do Sul. Uma “transmissão prevista em mais de 100 países e uma audiência global estimada superior a 80 milhões de pessoas”, sublinha-se em comunicado.
A temporada portuguesa, produzida pela Infinity Creative Media, tem “co-produção da Revista de Vinhos e os apoios do Turismo de Portugal, Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, Comissões Vitivinícolas dos Açores, Bairrada, Lisboa e Península de Setúbal”.
Ainda não foi confirmada a transmissão em Portugal, mas, no ano passado, decorreriam já negociações com interessados portugueses.
Artigo actualizado a 29/10 com dados sobre estreia no Reino Unido e comentários dos participantes