Vasco Pascoal no quadro principal do Menorca Open

O jogador português venceu as cinco partidas que disputou na fase de qualificação para o sétimo torneio de 2020 do circuito mundial de padel.

Foto
Foto: WPT

Pela segunda vez este ano, Portugal vai ter um representante masculino no quadro principal de um torneio do World Padel Tour (WPT). Depois de Diogo Rocha disputar os 16-avos-de-final do Valência Open ao lado de Juan Martín Díaz, Vasco Pascoal superou em Menorca cinco jogos na fase de qualificação e vai juntar-se às duas representantes portuguesas (Ana Catarina Nogueira e Sofia Araújo) que têm entrada directa no quadro principal.

A participação de Vasco Pascoal no sétimo torneio de 2020 do circuito mundial de padel começou no domingo, com uma vitória na segunda eliminatória da pré-qualificação. Ao lado do argentino Cristian Gutiérrez, o jogador de Lisboa, n.º 97 do WPT, afastou no dia seguinte mais duas duplas, e, na manhã desta terça-feira, conseguiu eliminar em três sets (7-6, 2-6 e 6-4) uma parelha que incluía o espanhol Aday Santana, 37.º classificado do ranking mundial.

A um jogo do quadro principal, Vasco Pascoal e Cristian Gutiérrez tiveram como último obstáculo os franceses Benjamin Tison e Jeremy Scatena, dupla que surpreendeu em Menorca ao afastar rivais melhor classificados, mas Pascoal e Gutiérrez não se deixaram surpreender pelos gauleses.

Com facilidade e em pouco mais de 25 minutos, o português e o argentino venceram o primeiro set, por 6-1, garantindo a vitória e o apuramento com um resultado de 6-3 no parcial seguinte.

Garantida a proeza de entrar no quadro principal, Vasco Pascoal e Cristian Gutiérrez vão voltar aos courts na ilha espanhola ao final da manhã desta quarta-feira, mas terão pela frente uma dupla de enorme qualidade: os argentinos Agustín Silingo e Martín di Nenno, oitavos cabeças-de-série do torneio.

Já Miguel Oliveira, antigo parceiro de Vasco Pascoal, teve menos sorte e foi afastado logo no primeiro jogo. O esquerdino foi batido por uma dupla da qual fazia parte o espanhol Antonio Luque, com quem Oliveira chegou a jogar este ano no WPT, com os parciais de 2-6, 6-4 e 1-6. Luque, que vive em Portugal e compete regularmente no circuito nacional, garantiu em Menorca pelo segundo torneio consecutivo a entrada no quadro principal do WPT.

No quadro feminino, Ana Catarina Nogueira e Sofia Araújo, que no passado domingo defrontaram-se no Porto na final do Open Jop Kia, prova do circuito nacional, vão fazer a estreia em Menorca nesta quarta-feira.

Nogueira, n.º 9 mundial, voltará a jogar com a argentina Delfi Brea e, a partir das 14h00, no Biosport Club Menorca, terá como primeiro obstáculo as espanholas Carmen Goenaga e Bea Caldera.

Sofia Araújo, ao lado de Virginia Riera, vai fazer a estreia duas horas mais tarde de Ana Catarina Nogueira e terá como rival nos 16-avos-de-final a dupla espanhola formada por Melania Merino e Esther Carnicero, que disputou a fase de qualificação.

Sugerir correcção