Quinta da Aveleda: “Temos que ir à frente e segurar aquilo que é o património da região”
Líder destacada nos Vinhos Verdes, a Quinta da Aveleda nasceu muito antes da região e chega aos 150 anos com um percurso de sucesso exemplar e sempre nas mãos da mesma família. Foi em 1870 que Manuel Pedro Guedes desistiu da política para se dedicar à agricultura. Hoje, a Aveleda produz 19 milhões de garrafas que exporta para as mais variadas geografias. À frente da empresa está a quinta geração, com os primos António e Martim Guedes, que explicam este caso raro de sucesso continuado.
A par do lançamento dos vinhos premium, de parcelas e solos diferenciados, a ideia era também celebrar o século e meio de vida da empresa, sobretudo com família e amigos, ou seja colaboradores e distribuidores, mas a pandemia estragou todos os planos. Fica para o próximo ano, se a situação permitir, prometem os primos António e Martim Guedes, que respondem em conjunto a esta entrevista.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.