Ser Voluntário… no Brincar de Rua

Queres fazer voluntariado mas não sabes por onde como começar? A rubrica Ser Voluntário dá uma ajuda.

Foto
Vita Marija Murenaite/Unsplash

Área Geográfica: Nacional
Tema: Crianças

Uma recomendação da Bolsa do Voluntariado, uma iniciativa da Entrajuda

O programa Brincar de Rua é uma iniciativa da Ludotempo, uma associação sem fins lucrativos criada com o objectivo de ser um ponto de encontro de projectos inovadores e de boas práticas, gerador de iniciativas capazes de ligar pessoas, culturas, gerações, através do brincar.

O Brincar de Rua permite que as crianças voltem a brincar em segurança nas ruas dos seus bairros, concretizando a missão de proporcionar a todas as crianças a oportunidade de brincarem na rua e viverem em comunidades mais saudáveis e felizes. Para tal têm uma rede de voluntários, a que chamam Guardiões do Brincar.

Para tal criam grupos comunitários do brincar, que reúnem um máximo de 15 crianças, com idades entre os cinco e os 12 anos e que vivem na mesma zona ou frequentam a escola dessa zona. O grupo é monitorizado sempre por, pelo menos, dois Guardiões do Brincar, os voluntários do programa, que garantem a segurança do grupo e gerem todo o processo, enquanto as crianças brincam. Depois de tudo preparado, esta microcomunidade reúne sempre no mesmo dia, no mesmo horário e no mesmo local (zona do brincar), definido pela equipa de Guardiões do grupo.

Qual o impacto do Brincar de Rua?

Desde o seu início, a Brincar de Rua já teve mais de 200 Guardiões do Brincar presentes em 38 cidades, contabilizando um total de 17 mil horas.

Como posso ajudar?

O Guardião do Brincar é o voluntário que acompanha e zela pela segurança das crianças enquanto elas brincam na rua de forma não estruturada durante, pelo menos, uma hora por semana, junto ao seu prédio ou rua/bairro. Os Guardiões do Brincar passam por um processo de recrutamento e um plano de formação antes de iniciarem as suas funções.

O que precisam de mim?

Os voluntários devem ter, pelo menos, disponibilidade de uma hora por semana e gostar de trabalhar com crianças.

Sugerir correcção