Helena Roseta: “A energia das pessoas é muito mais importante do que o dinheiro”
Helena Roseta vai dirigir o programa Bairros Saudáveis, que consiste em apoiar projectos de moradores de bairros precários. “Não temos uma política de habitação pública forte”, afirma. Acusa o poder político de “inércia” perante a permanência de bairros ilegais: “Não é só incúria, é a vontade de ignorar o assunto.”
Arquitecta de profissão e política por convicção, aos 72 anos, Helena Roseta é uma autoridade em habitação. Antiga presidente da Câmara de Cascais (1982-1985), vereadora da Habitação em Lisboa (2007-2013), presidente da assembleia municipal (2013-2019), deputada desde a Constituinte, despediu-se do Parlamento, na última legislatura, com a aprovação da Lei de Bases da Habitação. Em plena pandemia, inspirando-se no programa Bip/Zip, que lançou em Lisboa há dez anos, propôs ao primeiro-ministro o programa Bairros Saudáveis. António Costa aceitou e convidou-a para liderar o projecto.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.