O teste da moeda que mostrou que a visão objectiva pura é impossível
Experiências em laboratório com a imagem de uma moeda demonstram que a nossa visão do mundo vai além do que está à frente dos nossos olhos. Por isso, percebemos que uma moeda virada de lado que parece oval é, na realidade, circular.
A questão filosófica sobre a (im)possibilidade de escaparmos à perspectiva com que olhamos o mundo foi colocada nas mãos dos neurocientistas. Com uma série de experiências em laboratório, uma equipa de investigadores da Universidade Johns Hopkins testou a velha questão sobre a influência da perspectiva na percepção e concluiu que “para as pessoas é quase impossível separar a verdadeira identidade de um objecto da sua própria perspectiva sobre ele”. Ou seja, não conseguimos ver o mundo que nos rodeia sem a influência da nossa perspectiva sobre ele.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.