Regresso a Kent, 50 anos depois
Em 1970 havia um Presidente mentiroso, manipulador e violador das regras da República, como hoje há um Presidente que usa esses recursos para blindar uma facção com a qual se quer servir nas guerras sociais, culturais e políticas que se avizinham.
Cargas policiais desproporcionadas, gás lacrimogéneo, concentração e fugas desordenadas nas ruas das grandes cidades, cartazes e punhos cerrados ao alto, lojas a arder depois de saques, angústia, ansiedade e medo. As imagens e os sentimentos da história da luta intestina da América contra a intervenção no Vietname parecem estar a repetir-se meio século depois. Os distúrbios causados pelo assassínio de George Floyd começaram apenas há dias, quando os confrontos das manifestações contra a guerra no Sudeste asiático se arrastaram durante anos.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.