Covid-19: chamemos-lhe segunda vaga ou segunda onda, os especialistas estão à espera dela
Há especialistas que alertam que nos devemos preparar para novos aumentos de casos e que o desconfinamento deve ser feito com cuidado. Neste momento, questiona-se quando e qual será a magnitude dessas subidas.
Apesar de muitos países terem diminuído o número diário de casos positivos de covid-19, ainda estamos em plena pandemia e o coronavírus SARS-CoV-2 já se espalhou um pouco por todo o mundo. Com muitos países a aplicar medidas de desconfinamento, já se colocam questões sobre uma potencial segunda vaga da pandemia. Quando acontecerá? Haverá mais casos de infecção? Mas estaremos mais preparados? Há especialistas que dizem que a questão não é se esta segunda vaga vai acontecer, mas quando ocorrerá e qual a sua magnitude. E avisam: é preciso continuar a pôr em prática as medidas de saúde pública e o distanciamento social.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.